Entenda Como Funciona um Relógio a Quartzo



Postado em 20-03-2017 19:54

Relógio a Quartzo: Como funciona?

O quartzo é um mineral que gera pulsos elétricos quando sofrem uma pressão física e também vibra de maneira física quando é atravessado por uma corrente elétrica. Essa propriedade classificada como singular, recebe o nome de piezoeletricidade e isso permite que a vibração seja captada por eletrodos.

O cristal do relógio de quartzo é cortado da mesma forma que um garfo de diapasão e assim ele vibra exatamente 32.768 vezes por segundo.

Os pulsos do relógio de quartzo são transmitidos a um circuito eletrônico e é a base para que apareçam no mostrador digital, porém se o relógio de quartzo for analógico, o circuito é responsável por fazer uma vibração dividida em apenas um pulso por segundo e é esse pulso que faz com que o pequeno motor do relógio de quartzo entre em funcionamento e faz com que as engrenagens movam os ponteiros.

            Relógio a Quartzo: Como funciona? Relógio a Quartzo: Como funciona? Relógio a Quartzo: Como funciona?

Foi na década de 70 que o relógio de quartzo passou a ser um acessório mais popular e foi o relógio de quartzo que substituiu o relógio mecânico, o que era regulado por mola e também por corda.

A vantagem de quem usa o relógio de quartzo diz respeito a sua capacidade de não atrasar, pois enquanto os relógios mecânicos atrasam poucos segundos por dia, o relógio de quartzo não erra mais do que um milésimo.

Embora o relógio de quartzo apareceu apenas na década de 70, o processo de desenvolvimento do relógio de quartzo data do final dos anos 20, pelas mãos do engenheiro de telecomunicações Warren Marrison.

O relógio de quartzo tem um processador que é um circuito eletrônico. Esse microchip recebe os pulsos que são emitidos pelo cristal e faz a divisão em centésimos, segundos e minutos. Conforme o modelo do relógio de quartzo, a informação poderá ser transmitida por meio de um visor que é de cristal líquido ou regular a um motor de ponteiros.

A bateria também faz parte do relógio de quartzo. Ela fornece energia tanto para o cristal de quartzo como para o visor e o microchip. O relógio digital de quartzo conta com um display de LCD e precisa de energia da bateria para funcionar. A bateria costuma durar entre 3 e 5 anos, porém esse tempo irá variar conforme o modo de uso de cada um.

Atualmente, o relógio passou a ser um acessório de luxo! Hoje, o relógio tem os mais diversos modelos, eles são: grandes, pequenos, médios; pulseiras de couro, de plástico, com cronômetro, sem cronômetro e muitos outros diferenciais.

           Como funciona um relógio a Quartzo?Como funciona um relógio a Quartzo?Como funciona um relógio a Quartzo?

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE: