A história diz que quem inventou o relógio de pulso foi Antoni Patek e Adrien Phillipe, contudo já se tem notícias de um relógio de pulso que foi fabricado antes desse modelo.
O relógio de pulso foi oficialmente inventado em 1868 pelos fundadores da relojoaria Patek e Phillipe.
Foi desde essa invenção que o relógio de pulso passou a ser um acessório popular e usado como um adereço feminino. O acessório foi vendido depois de pronto para a condessa húngara Koscowicz.
Contudo, o primeiro relógio fabricado não é esse! O primeiro relógio foi feito ainda em 1814 pelo relojoeiro Abraham Louis Bréguet, encomendado por Carolina Murta que na época era princesa de Nápoles e irmã do famoso Napoleão Bonaparte.
No começo do século XX, a criação dos relógios era algo único e tratado como objeto de obra de arte e de fato a marca francesa mais famosa é a de Louis Carter.
Já para os homens, o relógio ficou popular por causa de Santo Dumont em 1915. O pai da aviação queria cronometrar os seus tempos de voo de seus aviões durante as diversas experiências. Nesse tempo, os relógios ficavam nos bolsos dos homens, presos a uma corrente.
Contudo, Santos Dumont tinha muita dificuldade em tirar de maneira constante o relógio de bolso e, por esse motivo, encomendou ao joalheiro Cartier, um modelo de relógio que ficasse fixo no braço e assim as horas poderiam ser controladas mais facilmente.
Quem inventou o primeiro relógio de pulso?
Foi então em março de 1914 que Cartier apresentou o primeiro modelo de relógio de pulso do mundo que foi batizado por Santo Dumont.
Inventor Relógio de Pulso
Apesar de datar de 1914, o relógio de pulso começou a ser comercializado ainda em 1911 e foi na Primeira Guerra Mundial que o relógio de pulso se popularizou, pois, os soldados precisam saber de maneira exata as horas.
Até hoje a coleção de relógios de Santos Dumont está preservada e já tem mais de um século de existência. O relógio se tornou uma referência muito importante para Cartier e assim a coleção que foi desenvolvida para Santos Dumont ainda é vendida.
Cartier produziu 10 peças em homenagem ao aviador a partir daquele primeiro protótipo onde no mostrador aparecia a assinatura e o rosto do inventor do avião.
Com o relógio de pulso desenvolvido por Cartier, Santos Dumont conseguiu ler as horas sem precisar largar o comando do avião. O relógio de pulso de Cartier era moderno, tinha os cantos arredondados, contorno harmonioso das presilhas que convergem para a pulseira.
As horas são indicadas em números romanos, a linha dupla indicava os minutos, contribuindo assim para que o mostrador seja forte e de impacto gráfico.
Fato é que independentemente da origem, hoje, o relógio de pulso é um acessório popular tanto para homens quanto para mulheres e é muito difícil encontrar alguém que viva sem ele, pois o mundo atual exige que as horas sejam cumpridas.
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:
- Como funciona um relógio automático?
- Como funciona um relógio a Quartzo?
- Como funciona um relógio mecânico?
- Funcionamento do relógio
- Monitor cardíaco: Para que serve?
- Relógio a corda: Como funciona?
- Relógio a quartzo: Como funciona?